quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Atitude 14! E aí Vivente! Já estás aposentado????

Bueno! Já passo dos 50 anos..... e sou dos pagos missioneiros, nascido e criado no interior do município de Cerro Lago (RS). Mas na década de 1980 fiz a "migração", fazendo parte do rol dos migrantes, filhos de pequenos agricultores, que vieram de mala e cuia para os grandes centros, tentar a sorte no trabalho, no estudo..... e muitos no casamento!

Mas o tempo passa e passa de pressa. E quando encontro algum amigo da longínqua infância, a pergunta eminente é : e aí vivente! Já conseguiste te aposentar????

Aí a gente vê que a cultura no Brasil é de que a aposentadoria é uma segunda renda. E o que deveria inibir este ato de se aposentar antes da hora, é o fator previdenciário, mas, creio que o efeito deveria ser maior e não é, pois, as pessoas menos esclarecidas, estando na idade mínima de se aposentar, encaminham a papelada e saem se aposentado, tendo, em vez de uma segunda renda, apenas uma meia renda ou uns cobres a mais.

E para o peão e a prenda não cair nesta arapuca, Renato Follador colocou em sua página - http://www.renatofollador.com.br/, um SIMULADOR de cálculo da sua aposentadoria com o FATOR PREVIDENCIÁRIO. Fiz o meu cálculo, projetando uma aposentadoria daqui a três anos, ou seja, aos 55 anos de idade, com 35 anos de contribuição e olha, se eu efetivar esta aposentadoria, estarei perdendo por conta do fator previdenciário, em torno de 28% da aposentadoria e aí eu chego á conclusão QUE NÃO VALE A PENA.

Projetando uma aposentadoria para quando eu tiver 60 anos, com 40 anos de contribuição, o fator previdenciário me dará um índice de 1,0104, ou seja, o fator "me devolve" 101,04% do valor da aposentadoria no momento que esta se efetivar.

Portanto gauchada amiga! O apressado come cru e a pressa é inimiga da perfeição. Se correr pra se aposentar, vais perder dinheiro e poderás te arrepender logo ali adiante!  Faça o teu cálculo  neste simulador antes de te decidir pela efetivação da tua aposentadoria!

Baita abraço do Valdemar Engroff - o gaúcho taura

Nenhum comentário:

Postar um comentário