quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Atitude 26! Cuidado com as compras pra criançada!

Bueno! De janeiro a dezembro, o comércio criou datas importantes que somam grandes volumes de vendas em todos os segmentos: linha branca, vestuário, veículos, etc.

A data mais importante para todos os segmentos comerciais é o Natal, seguido pelo dia das mães e em menor proporção, outras datas que são importantes para o comerciante, tais como o revellion, dia dos pais, das crianças, páscoa, carnaval, etc. Mas todas elas podem ser danosas para o vivente, se ele não souber comprar de forma racional.

Estamos no dia 6 de outubro. E na minha opinião, já é muito tarde para o peão e a prenda comprar os presentes pra criançada, pois somem os bons preços e a barganha de conseguir descontos fica perto de zero. Logo, se tu não compraste o presente pra criançada, compre uma lembrancinha só pra não deixar a data passar em branco, pois para comprar um presente de valor, é muito tarde. Podes até comprar, mas vais pagar mais caro.

E dar de presente um produto financeiro (poupança, previdência privada, etc.), estás impedido por uma greve nacional dos bancários.  

Com certeza, já está mais do que na hora de planejar a compra dos presentinhos do final de ano. Mesmo comprando agora, e exagerando nas compras, vais correr o risco de entrares no vermelho. Então, faça um levantamento dos valores que podes comprometer neste tipo de gasto. 

Tenha como regra te pagar primeiro (garantir os teus investimentos). Depois pague o restante, inclusive os presentinhos. É o que vou fazer para garantir os mimos pro natal da minha família.

Nós, os gaúchos, os tradicionalistas, temos o mês de setembro como um mês importante para o segmento do comércio tradicionalista, que são as lojas de pilchas (roupa típica), que vendem bombachas, camisas, vestidos, faixas, lenços para o pescoço, chapéus, botas, sapatilhas, arreios, pelegos, camisetas, erva-mate, CDs e DVDs de artistas gaúchos, etc, e para os cavaleiros, o cavalo. Mas deixar para comprar isso em setembro, é suicidio. No entanto, é o mês que este segmento mais vende. Logo, entre os tradicionalistas, também falta educação financeira e com certeza, estes mesmos tradicionalistas estão na sua grande maioria, em dificuldades financeiras, pagando altos juros bancários pois estão atolados no cheque especial, estão com dívidas no cartão de crédito, e fazem compras por impuslo em suaves prestações mensais sem juros.... e com certeza, 99% deles não tem um orçamento doméstico em seu rancho.

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. aúcho,

    sinergia entre blogs é assim: coincidentemente postei sobre o mesmo assunto!! Num passeio que dei hoje durante o horário de almoço quanta gente comprando e torrando o crédito! Comprar é bom, duro é pagar tudo depois...

    Vamos começar a planejar as compras de Natal para pelo menos não sair do orçamento e deixar tudo pago para o próximo ano que chegar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bueno! Vamos ver a tua postagem.

    Fiquei com as botas apertadas em setembro, mas não comprei um par novo, pois iria pagar caro. Agora, com calma posso fazer isso. Mas não posso sob hipótese alguma deixar pra véspera do natal.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto Gaúcho,

    Planejar e comprar antecipadamente é o grande segredo como bem você lembrou.

    Grande Abraço!
    Jônatas
    www.efetividade.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Jônatas. Tenho como meta, escrever e fazer. E acho que nós todos somos assim. Já foi-se o tempo que eu não podia nem pensar num orçamento doméstico. Hoje levo o mesmo ao pé da letra. E foi uma das grandes atitudes que tomei na minha vida.

    Obrigado pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir