quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Atitude 56! Dois anos do O Bolso da Bombacha! ! !


O primeiro retrato de abertura do sítio
 Bueno! Este é um sítio direcionado aos tradicionalistas do meu Rio Grande e do Brasil. Ele foi criado no dia 18 de dezembro de 2009, mas com foco total nos cobres, nos pilas, nas finanças pessoais da gauchada, bem como nos investimentos e perpectivas para um futuro e velhice mais tranquilos, ou seja, encaminhamentos para evitarmos os apertos financeiros desta vida, para quando a terceira idade bater na porta do nosso rancho, com dois propósitos bem pessoais que são:

1 - Escrevendo e/ou publicando chasques de outros entendidos no assunto, somos obrigados a parar de "pular" a página de economia dos jornais (íamos direto para a página esportiva....); somos obrigados a ler livros que tratam do assunto, bem como de sítios que tem às pencas nesta tal de internet;

2 - Escrevendo e/ou publicando chasques de educação financeira aqui no O Bolso da Bombacha, temos o firme propósito de atingir o bolso da bombacha dos tradicionalistas, pois estes, não podem trabalhar e viver a vida como se trabalha e se organiza um galpão de CTG, que, de acordo com o Código Civil Brasileiro, "são sociedades sem fins lucrativos".

Aproveito e faço uma pequena retrospectiva:
A - Nestes dois anos, batemos nos 35.000 mates, mais ou menos assim distribuídos (vistantes dos dez países que mais tomaram mate):
1 - Brasil 22.564
2 - Estados Unidos 12.149
3 - Portugal 528
4 - Alemanha 256
5 - Rússia 159
6 - Holanda 94
7 - França 91
8 - Reino Unido 77
9 - Irlanda 76
10 - Coreia do Sul 65

Se me perguntares se o número de visitas é baixo, te diria que poderia ter mais acessos. Mas, o sítio foi criado com o objetivo de quebrar um paradigma, pois, somos o primeiro e talvez o único sítio que trata das finanças pessoais em lunguagem de galpão de CTG. E aqui não divulgamos o fandango, o baile, o rodeio, o Enart, a Fecars, os chasques do MTG, chasques culturais, etc. Estes tu podes acessar no http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/, ou no sítio do meu amigo Léo Ribeiro de Souza de Porto Alegre (http://www.blogdoleoribeiro.blogspot.com/), ou do amigo e irmão dos pagos do Rio de Janeiro, o Valmir Gomes, do sítio O Cariucho e o Tradicionalismo (http://www.ocariucho.com.br/), ou ainda, nos sítios tradicionalistas que tu podes acessar ali, no lado direito do teu monitor.....

B - Atitude - utilizamos esta nomeclatura quando o chasque é de nossa autoria. O que mais gostamos e aqui publicamos foi um comparativo entre ser um CTG e uma S/A, que tu podes acessar abrindo as porteira clicando em http://obolsodabombacha.blogspot.com/2010/10/atitude-33-agir-como-um-ctg-ou-como-uma.html

C - O chasque mais acessado, com mais de 3.000 acessos, é do então Presidente do Correio do Povo de Porto Alegre (RS), com o título "Quantos Zeros tem Um Trilhão?". Para ler abra a porteira clicando em http://obolsodabombacha.blogspot.com/2010/03/quantos-zeros-tem-1-trilhao.html.

D - Outro chasque que gostei muito de elaborar e postar aqui foi "Atitude 40! Custa muito caro manter um carro. É assutador". Desde que meu carrinho popular saiu da concessionária, as despesas do mesmo são anotadas numa planilha. com certeza é um dos motivos da troca do mesmo não ter acontecido ainda, pois ele está passando dos 171.000 km, ano de fabricação 2004. Abra as porteiras clicando em http://obolsodabombacha.blogspot.com/2011/02/atitude-40-custa-muito-caro-manter-um.html

E - O que levamos para a vida pessoal e familiar? Até abril de 2008, somente eu tinha uma luz direcionada à velhice, com participação em um fundo fechado de pensão, além da velha caderneta de poupança. A esposa nem caderneta de poupança tinha e as filhas, na época com 17 e 12 anos, somente tinham este investimento. Em abril daquele ano, todos nós abrimos previdência privada, com valores menores para as crianças e maior para a esposa (todos com VGBL). E eu, para não deixar tudo num só balaio, fiz um PGBL. Mas, sem educação financeira, ou apenas no começo desta, arcamos com despesas mensais e periódicas com estes produtos: 5% de carregamento e 3,5% de taxa administrativa. Um verdadeiro confisco. Um ano depois fizemos a portabilidade baixando o carregamento de 0% a 2% (quanto maior o valor mensal aportado, menor o  percentual do carregamento). Mas a taxa administrativa ainda alta - 2%. Agora estamos em vias de aplicar outra portabilidade, com 0% no carregamento para todos e 1% a 1,4% na taxa administrativa.

Naquele ano também fiz um curso de como investir na bolsa. Me inscrevi numa corretora, mas esta não investia muito em cursos e palestras. Troquei no final do ano passado e atualmente trabalhamos (eu, a esposa e as filhas) com a XP, via Derivés Investimentos (uma afiliada da XP). E todos os integrantes da família estão na Bovespa. São pequenos valores mensais e peródicos que são aportados num clube de investimentos. Além disso, tenho cotas de um fundo imobiliário e pretendo aplicar no Tesouro Direto em 2012.

O orçamento doméstico está implantado no meu rancho desde abril de 2008. Sei "quanto custa" cada integrante da família. Paralela a esta simples planilha em excel, utilizo a planilha DiSOP, do Reinaldo Domingues, que separa as despesas por grupos tais como: despesas com a residência, pessoais, veículos, lazer. Em contra-partida, tem o grupo de receitas e de investimentos. E todos estes grupos tem o seu percentual de participação dentro do mês. É fantástico.

F - Gosto muito do primeiro chasque publicado aqui no sítio, que tu podes ler abaixo, pois, ele continua atual:

ESTAMOS CHEGANDO A GALOPE

Bueno!

Caros Tradicionalistas e gauchada em geral!

Estamos acostumados a divulgar o Movimento Tradicionalista Gaúcho, os eventos dos nossos CTGs, de Alvorada, da 1ª Região Tradicionalista do RS e do MTG, em dois jornais daqui de Alvorada (Jornal A Semana desde dia 03 de dezembro de 1998 e Jornal de Alvorada desde março de 2007). Ambos tem circulação semanal.

Fomos por sete anos consecutivos o responsável pela divulgação do Tradicionalismo Gaúcho na 1ª Região Tradicionalista do RS, ocupando o cardo de Diretor de Divulgação (de 2000 a 2007).

Temos mais de 120 CTGs filiados somente na 1ª Região. Temos no Rio Grande do Sul mais de 1.500 CTGs filiados. Ao todo, temos no Brasil e no exterior, somados aos do Rio Grande, mais de 3.000 entidades filiadas.

Agora vejam: Tudo isso é movido a dinheiro. Tudo isso, além de ser o maior segmento cultural organizado do mundo, faz gerar a economia, pois, estes tradicionalistas tem carro, tem suas pilchas, muitos tem cavalos, e aí vai ração, cocheira, alfafa, medicamentos..... Os CTGs são como empresas, pois realizam eventos, compram carne, outros alimentos, bebidas, e contratam o conjunto, ou seja, tudo isso é uma roda vida. É a economia gerada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Mas, neste espaço, dedicado em especial aos tradicionalistas, vamos abordar as FINANÇAS PESSOAIS, pois, o gaúcho, mesmo sendo um fervoroso tradicionalista, também ENVELHECE. E se não se preocupar em fazer uma PREVIDÊNCIA PRIVADA, e/ou outros investimentos ao longo de sua vida, quando se aposentar, aí poderá ser tarde demais, e vai depender da aposentadoria do INSS.

E sabes o que quer dizer INSS????????

Resposta: ISSO NUNCA SERÁ SUFICIENTE.

Portanto, estaremos trazendo CHASQUES sobre os diversos meios e modos de o vivente fazer os seus investimentos para o futuro. O primeiro passo É NÃO GASTAR MAIS DO QUE GANHA. o segundo passo poderá ser FAZER UM ORÇAMENTO DO SEU RANCHO, anotando todas as RECEITAS e todas as DESPESAS, isso mês a mês!

Cordiais Saudações Tradicionalistas

Valdemar Engroff

8 comentários:

  1. Parabéns meu amigo! Que em 2012 este sítio possa guiar muito mais viventes, ao caminho da reeducação financeira..

    Um baita abraço tchê!

    Valmir Gomes - O Cariúcho

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o sítio é dos melhores. Com "receitas caseiras e campeiras", aprende-se a cuidar dos cobres direitinho. o "O bolso da bombacha" está de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Desejo a você e sua família um 2012 maravilhoso e equilibrado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Grande Valmir

    Vamos entrar a cavalo em 2012. Com metas traçadas e tentar cumprir todas as promessas, tais como as de cada fim do ano: ".... muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender).

    Baita abraço

    Valdemar engroff

    ResponderExcluir
  5. Professor e colega Otávio

    Obrigado pelo chasque. O galpão por aqui não tem tranca e nem tramela. Volte sempre.... em 2012.

    Valdemar

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Ziula

    Gaúcha! Também te desejo um a2012 louco de bueno e louco de especial. Volta e meia estarei tomando um mate lá no teu sítio http://ziulasbroglio.blogspot.com/

    Abraços Valdemar Engroff

    ResponderExcluir
  7. Te desejamos um ótimo 2012 e cheio de equilíbrio, como comentado pela Ziula!

    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Prezados amigos da Geral Investimentos

    Desejo para vcs desejo que, além de ser um 2012 cheio de equilíbrio, também seja de bons negócios, tanto para vcs bem como para os seus investidores

    Baita abraço

    Valdemar Engroff

    ResponderExcluir