sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saiba cuidar do seu dinheiro depois da aposentadoria

Os aposentados precisam ficar atentos com o crédito consignado


SÃO PAULO – Os cuidados com o orçamento e a preparação para a aposentadoria são assuntos muito discutidos por diversos educadores financeiros. No entanto, pouco se fala sobre as finanças pessoais depois de se aposentar. Para o professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves, o maior problema quando se para de trabalhar é a redução da renda e a adaptação com a nova condição financeira.

Primeiramente, a pessoa precisa remodelar seu orçamento, aprendendo a gastar menos ou, em alguns casos, procurando outra atividade profissional para complementar a renda. Lembrando-se de atentar às necessidades básicas que são saúde – pois os planos de saúde costumam ser mais caros conforme a idade do beneficiado, além de os gastos com remédios –, moradia e alimentação.

Segundo o professor de Finanças da MetroCamp, Flávio Nunes Almeida, os cuidados principais são os mesmos de quando se está trabalhando. Ou seja, nunca gastar mais do que recebe e planejar os gastos. “Nos pagamentos a prazo programe o pagamento para uma época próxima ao recebimento do benefício da aposentadoria, pois, dessa forma, a pessoa não fica muito tempo sem dinheiro na conta”, explica. Outra opção é procurar realizar pagamentos à vista, para conseguir alguns descontos.
Se adaptar ao novo orçamento é fundamental para uma aposentadoria saudável (Getty Images)

Emergências

 Uma orientação comum para ter um orçamento saudável é juntar uma quantia de dinheiro para emergências. Porém, Gonçalves lembra que a preferência é que esse dinheiro seja acumulado antes da aposentadoria, para poder utilizar o benefício com as necessidades principais e, quando possível, com sonhos de consumo, como viagens.

Dívidas

 Os bancos costumam facilitar e até induzir os aposentados a adquirirem crédito consignado, por conta de a pessoa ter uma renda contínua com o benefício. Por isso, ambos os professores recomendam prestar atenção quando se vai pedir um empréstimo e buscar orientação de alguém de confiança para ajudar na decisão. Almeida ainda lembra que alguns filhos se aproveitam da incapacidade dos pais de acompanhar suas próprias economias e fazem dívidas em nome dos aposentados.

Fonte! Chasque de Juliano Américo Lourenço da Silva, publicado no Sítio da IMFOMONEY, no dia 24 de janeiro de 2013. Abra as porteiras: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/2665131/saiba-cuidar-seu-dinheiro-depois-aposentadoria.

2 comentários:

  1. Fala, Gaúcho!
    Tudo certo?
    A tempos visualizo alguns de seus posts e ultimamente resolvi me aventurar nessa leva de blog's sobre educação financeira e bolsa de valores também!
    Já te adicionei ao meu blogroll, se puder, me adicione aí também!
    Aguardo sua passagem pelo meu endereço, se possível.

    Abraços e obrigado pelo conteúdo sempre de qualidade!
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bueno! Primeiramente quero agradecer a tua visita aqui neste modesto galpão virtual. Espero que tenhas gostado do chimarrão....

      Pois eu dei uma campereada lá pelo teu sítio e vi que é um sítio diferenciado, pois deves concordar comigo, se fosse pra fazer igual aos outros.... não valeria a pena...

      Agradeço a deferência por colocar O Bolso da bombacha na tua penca de sítios. E estou retribuindo e vou te visitar muitas vezes para beber um pouco do teu conhecimento.

      Baita abraço e apareça. Aqui as portas do rancho são sem trancas e sem tramelas.

      Excluir