quarta-feira, 5 de junho de 2013

Chasque Bizarro 21! A interdição do pai de Sílvio Santos

Audiência em Mogi das Cruzes (SP). Chega o interditando, um sujeito velho e magro, com uma barba branca cobrindo o pescoço. Visando a averiguar a sanidade mental dele, o juiz começa a perguntar o de praxe. E o homem sentado à sua frente passa a responder tudo direitinho: nome, idade, residência, detalhes sobre a família, compras no supermercado, futebol etc. Sabia até os nomes do prefeito da cidade e do presidente da República.

O contexto faz com que o juiz pare um pouco e comece a se perguntar: qual problema nesse camarada, meu Deus? O homem parece completamente normal!

O magistrado dá uma olhada mais detida no processo. O laudo pericial refere que o interditando já passara 20 anos num manicômio judiciário. “Esquizofrenia paranoide”, apontava lá. O magistrado então respira fundo e continua:

- Seu Manuel, estou vendo aqui que o senhor esteve recolhido durante um tempo, não foi?

- Foi. Vinte anos!

- O que aconteceu, senhor Manuel?

- É que armaram para mim, doutor. O delegado tentou me matar porque eu era o dono da delegacia.

- O senhor era o quê?

- Dono da delegacia. Eu tinha um boteco e mais quatro delegacias, inclusive uma em Guarulhos. E tem mais uma coisa.

- O quê?

O velho então inclina o corpo na direção do juiz e, em tom de segredo, completa convictamente:

- Não fala para ninguém, mas eu sou o pai do Sílvio Santos. Conhece? O do programa de televisão.

- Tá bom, seu Manuel. Conheço seu filho, sim – responde o juiz, controlando a vontade de rir.

Como o magistrado já estava satisfeito àquela altura, apenas pergunta se o digitador da audiência inserira no termo os absurdos ditos pelo interditando. Em seguida, agradece ao seu Manuel pela presença e dispensa a todos. Eis que o velho, já saindo da sala acompanhado da filha, vira-se e diz:

- Eu tinha esquecido de lhe dizer também que sou dono do Banco Itaú!

O Romance Forense de hoje é uma adaptação feita a partir de texto de autoria do juiz (RN) Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior (www.rosivaldotoscano.com).


Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS), edição do dia 04 de junho de 2013, na coluna Espaço Vital, por Marco A. Birnfeld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário