sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atitude 75! Dia 31 de outubro é o dia mundial da poupança

Bueno! Volto pra dar um oh de casa aqui no sítio, que parece um galpão de porteira aberta e um mate pronto e cevado.

Pois olha! Fiquei sabendo e faz tempo que dia 31 de outubro era o dia das bruxas. Isso quer dizer que "importaram" mais um pouco da cultura americana. Este ano também vi nos sítios do Facebook que o personagem brasileiro que mais se adequa a esta data seria o Saci Pererê. Se for por este lado, concordo plenamente.

Mas em termos de economia, um fato que que não sabia é que o dia 31 de outubro é o dia mundial da poupalna. Fui buscar um pequeno chasque a respeito no sítio Calendarr, de Portugal (abra as porteiras: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-poupanca/), como segue: 

Origem da data

O Dia Mundial da Poupança foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento.
A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

Poupança em tempos de crise

Muitos portugueses alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, diária, semanal, mensal ou anual.
Contudo, alguns estudos mostram que é em períodos de crise que se registram os maiores índices de poupança. Empresas e famílias portuguesas fazem esforços para reduzir custos e conseguir poupar.


Bueno! É uma data a ser comemorada, pois a população brasileira não tem o hábito de poupar com o objetivo de visar o futuro, visto que nós brasileiros administramos muito mal o nosso dinheiro, não tendo planilha de custos do nosso rancho (casa); compramos por impulso; compramos na hora errada e muitas vezes o que não precisamos. Ou seja, não temos objetivos para o médio e longo prazos. Temos apenas o imediatismo, que nos prejudica amargamente.

É uma data que pode ser o pontapé inicial para uma guinada em termos financeiros na tua vida, pois temos que nos atualizar e fazer compras diferente, tais como cotas de um fundo de ações; cotas de um fundo de previdência; valores na própria caderneta de poupança de forma periódica, cotas de um fundo imobiliário, entre outros produtos financeiros existentes no mercado financeiro.. 

Também pode ser uma data para que tu saias um pouco da tradicional caderneta de poupança - um produto tradicional do sistema financeiro brasileiro, que, ultimamente tem perdido para a inflação no nosso país, em termos de ganhos reais, pois existem produtos financeiros com mais rentabilidade acima da inflação no sistema bancário e fora dele, tais como nas cooperativas de crédito e corretoras de valores.

Quem sabe tu começas hoje, no primeiro dia de novembro, a poupar para o teu futuro, para a compra dos teus sonhos sem carnês nas gavetas - isto quer dizer, fazer as compras dos teus sonhos à vista e com generosos descontos. Quem sabe tu começas hoje com um plano de previdência complementar, pois esqueça que o INSS vai ser suficiente para ti na tua velhice, isto é, a tua aposentadoria do INSS somente, vai ser INSUFICIENTE!

Retratos de Ana Paula Centenaro Engroff

Baita abraço

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário