sábado, 24 de maio de 2014

5 objetos que devem ficar fora da mesa de trabalho


Alguns itens podem tirar a concentração ou até mesmo causar constrangimentos, dizem especialistas

Alguns objetos que você deixa na mesa de trabalho podem tirar a sua concentração durante o dia e até acabar com a sua reputação perante os colegas de empresa. “O mais indicado para um ambiente corporativo é manter uma mesa clean, sem muitos enfeites ou bibelôs. É preciso que as pessoas entendam que esse ambiente não pode, e nem deve, ser confundido com o espaço da sua vida pessoal, já que a sua mesa é um lugar público”, diz Eliete Teixeira, personal organizer.

Não adianta pensar que como a mesa é sua tudo está permitido. “Uma boa analogia com o que pode, ou não, ser feito no ambiente de trabalho são as redes sociais. Por mais que o perfil seja seu, você não pode descuidar do que coloca ali porque todos estão vendo o que você posta. Da mesma forma o que você deixa sobre a mesa acaba tornando-se público”, ressalta Renato Grinberg, CEO da Currículo Autêntico.

A importância do local de trabalho é tanta que estudos apontam que exercer sua função em um lugar organizado já é um ótimo passo para que você seja mais eficiente e consiga agilizar as tarefas que dependem de você. Por isso, com a ajuda de especialistas, EXAME.com listou os artefatos que você deve deixar de lado quando o assunto é mesa de trabalho.

1. Papéis, papéis e mais papéis


Você é daqueles que acumula diversos papéis porque anota tudo neles? Pois então mude de estratégia. “Isso faz com que você, além de perder tempo, precise sempre procurar onde você anotou aquele telefone importante. Também passa a imagem de desorganização para quem trabalha ao seu lado”, avalia Grinberg.

Pode parecer exagero, mas quando há uma montanha de papel acumulado sobre a sua mesa, a sensação é de que você ainda tem muito trabalho por fazer, o que também não é bom. “Opte por um organizador de papéis, que deve ficar dentro da gaveta, apenas sobre a sua visão”, recomenda Eliete.

2. Acessórios

A mesma regra funciona para as canetas, o grampeador, os clipes e tudo mais que você deixa à vista. “Se você não for usar sempre, coloque junto com os papéis dentro da gaveta. Isso fará com que você tenha um ambiente mais aconchegante para trabalhar, já que ganhará espaço”, conta Eliete.

que você pode deixar a mostra? “O calendário e a caneta que você vai usar apenas. Você não precisa de nada mais”, pontua Grinberg.

3. Descarte as fotografias

Muita gente diz que ter fotos da família sobre a mesa ajuda no trabalho. Os especialistas discordam. “No ambiente de trabalho os porta-retratos acabam funcionando como uma bela distração, já que muitas vezes você irá se pegar admirando a fotografia”, diz Grinberg. Se você gosta de deixar alguns retratos por perto para relaxar em certos momentos, opte apenas por uma foto significativa. “Nada de ter a mesa forrada de fotografias”, alerta Eliete.

4. Esqueça o celular

O smartphone está todo o tempo em cima da mesa? Então guarde-o na bolsa, pois isso, certamente, vai tirar a sua atenção vez por outra. “Impreterivelmente ele vai tocar ou então você receberá uma mensagem. Isso, com toda certeza, vai distraí-lo, o que não é nada bom”, avalia Eliete. Hoje, com o uso cada vez mais frequente da tecnologia, você precisa ter força de vontade para saber quando você pode, ou não, fazer uso dela, diz a especialista.

5. Preferências pessoais

Nem o seu time do coração nem a religião que você segue precisam ficar expostos sobre a mesa. “Não deixe santinhos ou escudos de time sobre a mesa, pois isso gera piadinhas desnecessárias e pode até causar situações constrangedoras em alguns casos”, afirma Grinberg.


Chasque (postagem) de Lygia Haydée -www.exame.abril.com.br, publicado no sítio FBDE Nexion. Abra as porteiras clicando em http://www.fbde.com.br/eweekDetalhe.asp?idConteudo=7500&nome=5+objetos+que+devem+ficar+fora+da+mesa+de+trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário