quarta-feira, 30 de julho de 2014

Atitude 82! Preços tão iguais.... mas tão diferentes....!

Bueno! Estou aquerenciado (morando) desde 1990 na cidade de Alvorada - região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Tenho carro desde 2004 e desde então tenho observado os preços dos combustíveis nas bombas. Às vezes os preços variam.... mas em linhas gerais, os preços se nivelam, sendo mais salgados (caros) ou nem tanto.

Há uns dois meses atrás, a gasolina comum custava na grande maioria dos postos de combustíveis de Porto Alegre entre R$ 2,859 a 2,899. E nos dois postos do meu bairro, no Jardim Algarve, este mesmo combustível custa há muito tempo R$ 2,859. Isto quer dizer que estava com o preço mais ou menos parecido com a grande maioria das bombas de combustível de Porto Alegre.

Mas em Porto Alegre o preço baixou e hoje, a quase totalidade dos postos pratica os preços entre 2,759 a 2,799 (salvo exceções). E o que chama atenção é esta pequena diferença de preços nas bombas na capital.... e isso faz muito tempo que é assim.

Mas me assustei dias atrás quando fiquei com a reserva, com o tanque do meu carro "pedindo abastecimento". Eu estava na Avenida Getúlio Vargas, a principal via de entradas, saídas e cruzadas de Alvorada. O preço da gasolina comum estava e, R$ 2,999. Verifiquei mais uns três postos nesta avenida e os preços eram iguais, mesmo sendo de bandeiras diferentes.... Preços tão iguais.... mas tão salgados (caros)....

Agora, o mistério mesmo acontece em Canoas.... Mas antes de tudo, vale a pena dar uma esticada até Canoas (saindo de Porto Alegre) para abastecer nos primeiros postos localizados ao longo da BR 116. Os preços da gasolina variaram no sábado passado de R$ 2,539 a 2,599. São uns sete postos de bandeiras diversas e depois destes, os preços chegam a se equivaler aos praticados em Porto Alegre..... Mas o mistério é que estes preços baguais (baratos) só estão localizados para quem sai de Porto Alegre. Nos postos localizados ao longo da mesma BR, mas no sentido oposto, na chegada de Porto Alegre, os preços se equivalem aos de Porto Alegre..... 

Sinceramente, Isto merece uma explicação e eu, mesmo que eu tente, não consigo explicar esta grande diferença numa mesma avenida, que é separada pelos trilhos do Trensurb (trem de superfície de passageiros).... Não é somente a lei do mercado.... a lei da oferta versus demanda.... 

Assim como devemos pesquisar tudo o que for comprado, consumido, incluindo se realmente é necessário adquirir o bem em questão, no caso do combustível, depois que se tem um carro para se locomover, na hora de abastecer, dá pra pesquisar preços, pois os valores podem ser bem significativos de um bairro para outro ou de uma cidade para outra, separada ou não apenas por um rio... 

Agora imagine abastecer em Canoas por R$ 2,549.... e em Alvorada por R$ 2,999, dá uma diferença de R$ 0,45 por litro e se o tanque estiver na capa da gaita (vazio), se der 40 litros, dá uma economia de R$ R$ 18,00 numa abastecida.... 

Créditos da arte, basta abrir as porteiras clicando em http://www.ahorradoras.com/2012/03/trucos-para-ahorrar-gasolina/

Baita abraço

Valdemar Engroff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário