quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pensar! Repensar! Agradecer! Atitude! Talvez mudar!

Bueno! Este é um momento de agradecer. De refletir, de pensar e de talvez repensar, o que fizemos (certo ou errado) e quem sabe dar uma guinada positiva em 2011, que está batendo na nossa porteira.

E o momento é especialmente para quem ainda não aderiu à educação financeira, entrar no dia 1º de janeiro do ano novo com um orçamento doméstico no papel (ou computador). E começar a se pagar em primeiro lugar. E depois, se estiver encalacrado nas dívidas, renegociá-las e quem sabe, cancelar o cartão de crédito e te programar pra efetuar as tuas compras (os teus sonhos) somente com o dinheiro na boca da guaiaca (à vista). E vamos afastar duma vez os impulsos traiçoeiros pra comprar. Aliás, sabes qual a diferença entre gastar e investir, na hora de ir às compras?

Gastar é quando tu entra num bolicho e vais adquirir qualquer coisa pelo simples prazer de enfiar a mão no bolso da bombacha e comprar, onde este produto tem  grandes chances de ficar jogando num canto qualquer em teu rancho (dinheiro gasto de forma inútil).

Investir é quando o vivente planeja comprar um produto, um sonho, que tem enormes chances de ser utilizado no teu rancho todos os dias (é dinheiro investido que traz qualidade de vida no seu dia-dia), mas tudo dentro do teu orçamento doméstico e planejamento financeiro.

Fizemos um ano de sítio e tentamos repassar pra gauchada o nosso pensamento. Tentamos repassar, além do nosso pensar, as nossas atitudes. Repassamos, pois, achamos que estamos no caminho certo.

Venha constantemente tomar um mate a preceito aqui no sítio, que sempre estará de cancela aberta pra te receber. E que venha o ano de 2011, a galope que seja, trazendo saúde, paz, alegria e muitas felicidades a todos. E muito dinheiro no bolso da tua bombacha (desde que tu faças a tua parte).

Além disso, um abraço louco de bueno e louco de especial para:
1 – Sítios parceiros que está ao do lado direito, neste sítio, os que abordam a educação financeira;
2 – Sítios que também estão aí, no lado direito, neste sítio, e que abordam o maior movimento cultural do mundo, segundo a própria ONU: o tradicionalismo gaúcho;
3 – Sítios que também estão aí no lado direito, que estão na última penca, neste sítio, que são os de Alvorada – a capital da solidariedade;
4 - Este também é um momento pra agradecer aos que fazem parte da minha vida, as três prendas que compõe o meu rancho - a minha família: a esposa Marilene e as filhas Bibiane (Bibi) e Ana Paula (Paulinha).

A todos um baita abraço, do tamanho do Rio Grande!

3 comentários:

  1. Gaúcho,

    Feliz 2011 e que você continue com este ótimo trabalho de educação financeira.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaúcho,

    Feliz 2011 para você e toda sua família!
    Que o próximo ano traga novos conhecimentos e experiências.

    Continuaremos nosso trabalho de formiguinha divulgando a importância da educação financeira para a vida das pessoas.

    Abraços à todos

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo, que o Patrão Velho possa nos abençoar por tudo que adquirimos em 2010 e nos ajudar a abrir os olhos antes de abrir a guaiaca. Paz e prosperidade a ti e a todos os teus leitores.

    ResponderExcluir