terça-feira, 17 de julho de 2012

Bancos sugerem empréstimos mais caros ao cliente

Clique na imagem para ampliá-la
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou uma pesquisa com os seis maiores bancos do País e encontrou dificuldade para contratar empréstimo pessoal e incentivo a opções mais caras de crédito. Também não informaram adequadamente o Custo Efetivo Total, que soma todos os custos que o cliente tem com a operação, desde juro até tributos.

As agências visitadas são do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. O Idec solicitou um empréstimo de R$ 300 para ser quitado em cinco vezes. Três dos bancos - HSBC, CEF e Itaú - sugeriram o cheque especial, que é o segundo juro mais alto do mercado, atrás apenas do cartão de crédito.

Com exceção do Banco do Brasil, as outras instituições deram informações incompletas ou incorretas sobre o CET. Também foi identificada venda casada, com a obrigação de o cliente comprar um seguro.

O Idec também orienta o consumidor a verificar o prazo para pagamento. Quanto mais distante da data de contratação, mais caro custará o empréstimo.

Fonte! Chasque (texto e imagem) de Giane Guerra, publicados no seu sítio Acerto de Contas, no dia 16 de julho de 2012. Abra as porteiras clicando em http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2012/07/16/bancos-sugerem-emprestimos-mais-caros-ao-cliente/?topo=52,1,1,,171,13.

...................................

Nota do sítio!

Quando inexiste a educação financeira, prevalece a atitudo imediata do empréstimo e do consequente endividamente.

Sem educação financeira, não se cria a reserva de emergência e muito memos o lastro de investimentos para comprar sonhos e fica muito mais dificel fazer uma reserva financeira para fins de aposentadoria complementar.

E, junto com o empréstimo, vem o endividamente e também o inevitável stress, mau humor, insônia e lá adiante, os problemas de saúde que poderiam ser evitados com um pouco de educação financeira no rancho (lar) das famílias gaúchas e brasileiras....

Valdemar Engroff - o gaúcho taura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário