quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prepare-se para investir muito se quiser uma aposentadoria confortável


Pagar a previdência deve ser o primeiro item das despesas mensais. Comece investindo pouco, mas não se esqueça de investir sempre.


Esqueça tudo o que você ouviu dos seus pais e avós sobre aposentadoria. No século 21, com a revolução do aumento da expectativa de vida quando chegar aos 100 anos de idade já é uma realidade, todos os conceitos antigos sobre previdência passam por uma revisão.

No passado, o planejamento dos investimentos para aposentadoria considerava que ao parar de trabalhar suas despesas iriam diminuir. Isso já não é mais uma certeza (veja vídeo). E são diversas as razões, a principal delas o aumento do custo do plano de saúde (veja coluna).

Portanto prepare-se para reforçar seus investimentos quando a meta é a aposentadoria confortável.

Mas você não consegue ter sobras no orçamento para começar a investir para a aposentadoria? Então experimente seguir estes passos:


1-      Faça deste item a primeira “despesa” de seus gastos mensais, ou seja, comece “pagando” a sua previdência e depois então faça os outros gastos;

2-      Comece investindo pouco, mas sempre. Desta forma, você não sentirá falta desses recursos ao longo do mês e não terá a tentação de resgatar a aplicação;

3-      Deixe as aplicações programadas com antecedência. É mais fácil fazer o investimento antes que o dinheiro chegue às suas mãos.

Veja mais informações sobre planos de previdência aqui.

Fonte! Chasque (postagem) de Mara Luquet, publicado no sítio do Jornal da Globo, em 27 de maio de 2014. Abra as porteiras clicando em:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/05/prepare-se-para-investir-muito-se-quiser-uma-aposentadoria-confortavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário