sábado, 7 de março de 2015

Escola estimula o empreendedorismo em São Roque de Minas

No interior de Minas Gerais, estudantes aprendem tudo sobre negócios abrindo suas próprias cooperativas

Uma escola que ensina as disciplinas tradicionais, mas com um foco diferente, que valorize conceitos como ética, cooperativismo e solidariedade. Esta escola existe e não fica em nenhuma capital internacional super desenvolvida. É na cidade do interior mineiro São Roque de Minas que funciona, há 15 anos, o Instituto Ellos de Educação (iniciais para ética, liderança, liberdade, organização e solidariedade).
SAMSUNG

A ideia do Ellos surgiu a partir da vontade de um grupo de pais em oferecer um modelo não tradicional de ensino aos seus filhos. A intenção era criar uma alternativa ao êxodo rural, fazendo com que cada vez menos pessoas saíssem da cidade à procura de melhores empregos. São Roque de Minas viu a necessidade de uma rede de profissionais mais capacitados e estimulados que abrissem seus próprios negócios na cidade. Foi então que o Ellos foi criado da parceria entre o Cooperativa Educacional e a cooperativa de crédito Sicoob Saromcredi, buscando sempre instigar uma visão empreendedora nos alunos.

Dentre as atividades que estimulam esse perfil empreendedor do estudante, foi criada a Feira dos Jovens Empreendedores que logo se transformou em Semana do Empreendedor dado o sucesso da ideia. O evento é realizado anualmente e atrai empresários, além de toda a comunidade de São Roque. Quem participa pode comprar produtos, fazer cursos de capacitação e oficinas sobre empreendedorismo oferecidos pelo Sebrae Minas Gerais.

O Ellos está na ativa desde 1990 e hoje conta com 130 alunos entre três e dezessete anos de idade. E foi na parceria com o Sebrae MG que o background de negócios ganhou mais consistência e abriu novas possibilidades aos alunos. Estudantes de 10 anos, por exemplo, têm aula de educação e empreendedorismo com lições de motivação, liderança e marketing pessoal, além de aprender como funciona uma cooperativa.

A metodologia de ensino adotada pelo Instituto Ellos serve de modelo para outras instituições de ensino de São Roque de Minas e de municípios vizinhos. Por essa razão, o Sebrae MG e o Sicoob Saromcredi, com o apoio da prefeitura, câmara municipal e de uma empresa privada da cidade, implementaram o projeto Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino em seis escolas públicas de São Roque de Minas e chegaram a capacitar 150 professores.

Uma ideia que merece ser compartilhada e replicada em várias cidades do Brasil.

Fonte! Chasque (matéria) publicado no sítio Cidade Empreendedora, de São Roque de Minas (MG). Abra as porteiras clicando em  http://cidadeempreendedora.org.br/atitude/escola-estimula-o-empreendedorismo-em-sao-roque-de-minas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário