quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TRE convoca eleitores de Alvorada e de Viamão para recadastramento biométrico

Moradores devem fazer o procedimento antes das próximas eleições

TRE convoca eleitores de Alvorada e de Viamão para recadastramento biométrico Omar Freitas/Agencia RBS
Giselda levará os familiares nesta semana Foto: Omar Freitas / Agencia RBS
Se não se adiantar, o eleitor de Alvorada enfrentará longas filas para realizar o cadastramento biométrico obrigatório. Com 141.955 habitantes, o município é o que tem menos recadastrados entre os 108 que devem realizar o procedimento até março de 2016.

Apenas 3,9% da população realizou a tarefa. À espera dos eleitores, para adiantar o serviço, a 124ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atenderá, inclusive, no primeiro final de semana de outubro, de novembro e de dezembro.

— Deveríamos atender, por dia, 1.142 eleitores. Mas a média tem sido de 150. Teremos filas, se os moradores não se adiantarem — alertou o juiz eleitoral da região, Roberto Borba.

Ontem, quando faltavam 119 dias úteis para o fim do prazo, dezenas de moradores de Alvorada procuraram a Central de Atendimento ao Eleitor. O processo leva cerca de 20 minutos.

A comerciante Michele Boff Evaldt Pereira, 31 anos, do Bairro Formosa, decidiu se recadastrar já pensando em não fazer parte das filas finais. Também para se adiantar, a dona de casa Giselda Santana, 48 anos, do Nova Alvorada, levará os familiares nesta semana.

Conheça o processo
* A biometria no Estado começou em Canoas, em 2009. Nesta etapa, junto com Alvorada e Viamão, outros 106 municípios estão incluídos. Até a eleição de 2016, os 326 municípios deverão ter passado pelo recadastramento.

* O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores de Alvorada e Viamão.

* Para o processo são necessários RG, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e comprovante de regularização com o serviço militar.

* Quem não fizer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Quem não votar nem justificar ficará sem quitação eleitoral e impedido de obter empréstimos, de tirar passaporte ou identidade, de tomar posse em cargo público, de fazer o CPF e de realizar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo.

* Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados. Depois, registra-se a assinatura, foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.

Os endereços
Alvorada: Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua Viamão, 49 (Parada 49)
Horário: das 12h às 19h, de segunda a sexta
PLANTÕES NOS SEGUINTES FINAIS DE SEMANA, NO PERÍODO DA TARDE: 3 e 4 de outubro, 7 e 8 de novembro e 5 e 6 de dezembro

Viamão: Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua Coronel Mario Antunes da Veiga, 202, sala 201
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta
PLANTÕES NOS SEGUINTES FINAIS DE SEMANA, NO PERÍODO DA TARDE: 7 e 8 de novembro e 5 e 6 de dezembro

Fonte! Este é um chasque de Aline Custódio, publicado no sítio oficial do Diário Gaúcho de Porto Alegre (RS), dia 29 de setembro de 2015. Abra as porteiras clicando em  http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2015/09/tre-convoca-eleitores-de-alvorada-e-de-viamao-para-recadastramento-biometrico-4858431.html

.....................................................

Bueno! Este é um sítio sobre finanças pessoais (em gauchês). Mas este chasque é de utilidade pública para toda a cidade de Alvorada - minha querência....

Valdemar Engroff 

Nenhum comentário:

Postar um comentário